Cauterização e curetagem

mão segurando uma lupa que examina as costas de uma pessoa que possui pintas na pele

O que é cauterização e curetagem

Cauterização (também conhecida como eletrocauterização ou eletrodissecação) e curetagem são procedimentos cirúrgicos indicados para remoção de lesões benignas e cânceres de pele superficiais, como verrugas virais e carcinomas basocelulares. São intervenções cirúrgicas bastante utilizadas na Dermatologia Clínica.

Como os procedimentos são realizados

A curetagem é quando o médico remove de forma manual a lesão ou o câncer de pele, realizado por meio de um instrumento cortante em forma de alça ou colher, chamado cureta. A curetagem pode ser realizada em qualquer área do corpo e o número de sessões dependerá do diagnóstico e gravidade do quadro.

Após feita a etapa de curetagem, é feita a cauterização. Realizada com a aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre uma lesão ou por meio de calor (uso de corrente elétrica de alta frequência), o tecido é destruído para que sejam destruídas as células cancerosas restantes e para que a pele possa cicatrizar, estancando possíveis sangramentos. Os dois procedimentos são realizados para alguns tipos de câncer de pele.

Fazer cauterização e curetagem requer anestesia?

A curetagem pode ser realizada sem a aplicação de anestesia, utilizando somente cremes anestésicos aplicados com antecedência no local. Em lesões maiores, demandam anestesia local.

Quais substâncias são utilizadas?

O tipo de substância mais utilizada é o ácido tricloroacético. O hidróxido de potássio é outra substância que pode ser usada, notadamente no tratamento do molusco contagioso (infecção viral na pele). Porém, outros ácidos podem ser utilizados, a critério médico e dependendo da doença.

Como é o pós-procedimento?

A realização de cauterização e curetagem normalmente costumam ser relativamente simples, não provocando maiores desconfortos, podendo o paciente retornar às suas atividades no mesmo dia. Para haver uma boa cicatrização é importante evitar exposição ao sol, usar filtro solar e seguir as recomendações, como a utilização de pomadas. Para a maioria das pessoas, não é necessário utilizar medicamentos para dor.

O que você deseja para o seu corpo?

Na Clínica Dra. Ana Julia Gassen você encontra protocolos personalizados para as suas necessidades.

Open chat