Rinomodelação

uma mulher branca, com os cabelos castanhos, presos em um coque, sorri para a câmera enquanto toca seu nariz com a mão direita. Sua cabeça está levemente inclinada para a direita da foto e é possível ver a parte superior de seus ombros. O fundo da imagem é branco.

O que é a Rinomodelação?

A Rinomodelação é uma técnica de preenchimento, que aplica volumes em determinados pontos do nariz para corrigir imperfeições no contorno nasal. Essa técnica é indicada para pessoas que estão insatisfeitas com o formato do nariz e também para quem deseja fazer a projeção da ponta. Há alguns anos, a Rinomodelação era conhecida como bioplastia nasal.

Quando a Rinomodelação é indicada?

Além de beneficiar pessoas insatisfeitas com seu perfil nasal, a Rinomodelação também pode corrigir pequenos defeitos no nariz de quem, previamente, passou por uma Rinoplastia. Essa técnica é indicada ainda para quem se incomoda com o formato do próprio nariz, mas tem receio de passar por uma cirurgia plástica. A única observação é que, dependendo do preenchedor e do organismo de cada pessoa, o efeito pode ser temporário.

Como é feita a Rinomodelação?

Tudo começa com uma análise do perfil do paciente e das características do rosto. Então, após essa avaliação e levando em consideração os desejos de cada pessoa, são determinados os pontos em que será aplicada a substância preenchedora, com o uso de anestesia local.  

A Rinomodelação usa substâncias absorvíveis para fazer o preenchimento. As mais comuns são o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, que apresentam bons resultados até dois anos após o procedimento e não agridem o organismo.

Dependendo do paciente, pode ser preciso fazer mais de uma aplicação, pois algumas pessoas têm a pele mais resistente e que exige mais volume. Além disso, a aplicação não deve ser feita com muita pressão, mas sim em pequenas quantidades.

É possível saber como o nariz vai ficar?

Sim. Para poder dar mais tranquilidade ao paciente e mostrar um vislumbre do resultado da Rinomodelação, alguns profissionais optam pela simulação do procedimento com soro fisiológico. A substância é injetada no mesmo lugar do preenchimento para mostrar, com rapidez, como o nariz deverá ficar.

Dentro de poucos minutos, o soro é absorvido pelo corpo sem deixar vestígios. Todavia, não é recomendado realizar essa simulação no dia do procedimento, pois ela pode gerar pequenos edemas que afetam os parâmetros da técnica. O ideal é fazer a Rinomodelação em outro dia.

Quais os cuidados pós-procedimento?

Uma vez finalizada a aplicação dos preenchedores, é colocado um pequeno curativo que ajuda a modelar o produto e mantê-lo posicionado nos lugares corretos até a completa absorção. Ele também ajuda a evitar o aparecimento de edemas.

Não é preciso se afastar do trabalho e das atividades cotidianas. Porém, a orientação geral é não mexer no nariz nos primeiros dias após o procedimento e evitar dormir em posições em que ele possa ser pressionado. Também não é recomenda a exposição ao sol.

Qual a diferença entre Rinoplastia e Rinomodelação?

Tanto a Rinoplastia quanto a Rinomodelação são realizadas com o objetivo de corrigir imperfeições no formato do nariz. Todavia, enquanto a Rinomodelação é minimamente invasiva, a Rinoplastia é um tratamento cirúrgico.

Ou seja, a Rinomodelação é menos invasiva, feita através da aplicação de preenchedores e ideal para corrigir o nariz de maneira sutil, diretamente nas pequenas imperfeições nasais. Já a Rinoplastia, por outro lado, é indicada para quem quer modificar a estética do nariz de forma mais permanente – como a largura e a saliência dos ossos -, podendo também tratar diferentes condições respiratórias do paciente, como o desvio de septo, por exemplo.

Qual o valor da Rinomodelação?

Não é possível determinar qual o valor da Rinomodelação. Isso vai depender das características do paciente e da quantidade de aplicações de ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio necessárias para chegar ao resultado almejado no caso. Por isso, o recomendado é sempre procurar um médico antes de fazer qualquer tratamento, pois o profissional vai avaliar suas características e indicar as melhores opções para o seu procedimento.

O que você deseja para o seu corpo?

Na Clínica Dra. Ana Julia Gassen você encontra protocolos personalizados para as suas necessidades.

Open chat