Hiperidrose

menina com o braço erguido, surpresa com o excesso de suor na axila.

O que é Hiperidrose

A Hiperidrose, também conhecida como suor excessivo, causa incômodo por provocar a transpiração constante nos pacientes, até mesmo quando estão dormindo. Sabe-se que suar é uma condição normal do corpo e que ajuda a manter a temperatura, principalmente durante o verão, em atividades físicas ou em momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a diferença é que a sudorese excessiva ocorre mesmo sem qualquer um desses fatores.

A questão pode surgir na infância, adolescência ou na idade adulta. A transpiração extrema, além de fazer com que o paciente se sinta desconfortável, pode até mesmo impedir uma rotina sociável normal. Isso porque a Hiperidrose pode perturbar diversas áreas da vida de uma pessoa, como atividade profissional, relacionamentos e autoimagem.

Sintomas

A Hiperidrose, normalmente, manifesta-se nas regiões do corpo que contêm maior número de glândulas sudoríparas. São elas: palmas das mãos, plantas dos pés, axilas, rosto, virilha, sob as mamas e no couro cabeludo.

Tipos e causas da Hiperidrose

A Hiperidrose pode ser primária, também chamada de essencial. Com características genéticas, está diretamente relacionada ao estresse e à instabilidade emocional, sendo sua incidência maior em pessoas da mesma família. Já a Hiperidrose secundária aparece em decorrência de outras doenças, como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.

O suor excessivo decorre do hiperfuncionamento das glândulas sudoríparas dos pacientes. A disfunção pode ter diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

Tratamento para Hiperidrose

Após realizado o diagnóstico com um médico especializado, propõe-se um tratamento. Em casos mais leves, normalmente há a indicação de medicamentos. A aplicação de toxina também ajuda a controlar a Hiperidrose. Já em quadros mais graves, pode haver a necessidade de uma intervenção cirúrgica para a retirada das glândulas sudoríparas das axilas ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).

Quanto custa as sessões de aplicação de toxina para Hiperidrose?

O valor do tratamento depende do número de sessões realizadas, isso porque os aspectos característicos de cada paciente influenciam. Por isso, o valor é personalizado para cada pessoa. Assim, é imprescindível uma avaliação

O que você deseja para o seu corpo?

Na Clínica Dra. Ana Julia Gassen você encontra protocolos personalizados para as suas necessidades.

Open chat