Blefaroplastia
A blefaroplastia é um dos principais procedimentos procurados quando o assunto é rejuvenescimento facial. Por meio dela, é possível melhorar a aparência das pálpebras, eliminando bolsas de gordura, rugas e flacidez, promovendo um aspecto mais jovial.
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia, ou cirurgia de pálpebras, é um procedimento que se propõe a melhorar tanto a aparência quanto a funcionalidade das pálpebras. Ela atua sobre a flacidez muscular, o excesso de pele, as bolsas de gordura e as rugas.
Normalmente, os problemas nas pálpebras ocorrem por conta do avanço da idade ou por fatores ambientais, como os possíveis prejuízos causados pela exposição solar. Esses fatores causam a perda de estrutura e elasticidade da pele, promovendo a flacidez da área. Além disso, a camada muscular acaba enfraquecendo e a gordura começa a diminuir, fazendo com que as pálpebras fiquem pesadas, e que ocorra o inchaço e as bolsas ao redor dos olhos.
Como o procedimento é feito?
Na blefaroplastia, é feita uma anestesia local. Em seguida, o médico marcará o excesso de pele e fará uma incisão com o bisturi na pálpebra, fazendo a retirada do excesso de pele ou gordura, conforme a necessidade do paciente. Depois disso, é feita a remodelagem dos depósitos de gordura da região. As incisões podem ser fechadas com pontos absorvíveis ou não, dependendo do caso do paciente. Depois de finalizado o procedimento, é recomendado que o paciente fique em observação por algumas horas, recebendo liberação no mesmo dia. O procedimento dura, em média, de uma a duas horas.
Para quem o procedimento é indicado?
A blefaroplastia é indicada para pessoas que tenham excesso de flacidez nas pálpebras; bolsas de gordura; ptose, que é a queda da pálpebra relacionada à causas musculares; pseudoptose palpebral, que é a queda por conta de excesso de pele; para remoção de xantelasmas, que são bolinhas de colesterol que se formam na pálpebra; e minimização de rugas.
Como é a recuperação do procedimento?
Logo depois do procedimento, o paciente pode ficar em recuperação por até 6 horas, e volta pra casa no mesmo dia. Nos dias seguintes ao procedimento, como em qualquer outra cirurgia, o paciente pode apresentar algum desconforto na área, inchaço ou hematomas. No entanto, eles podem ser aliviados com o uso de compressas frias e analgésicos, conforme recomendações médicas. Os hematomas, caso existam, começam a desaparecer entre o sétimo e o décimo quinto dia após o procedimento, e os pontos podem ser retirados entre o terceiro e o quinto dia.
Cuidados após a blefaroplastia
Para evitar qualquer tipo de complicação no pós-operatório, alguns cuidados são indicados. Um dos principais deles é referente ao sol. Indica-se que se evite pegar sol, que se use protetor solar na região por três meses após o procedimento e que se use óculos solares sempre que existir a necessidade de exposição solar. Quanto ao contato com água, é recomendado que se evite qualquer atividade aquática (piscina e praia) por 30 dias após a blefaroplastia. Outra recomendação é que se evite atividades pesadas, como os exercícios físicos com levantamento de peso, por pelo menos 15 dias.
Como fica a cicatriz da blefaroplastia?
Outro ponto positivo da blefaroplastia é quanto à cicatriz: ela fica localizada na dobra da pálpebra, região que fica escondida quando os olhos estão abertos. Assim, elas não ficam aparentes no dia a dia.
Qual o valor da blefaroplastia?
Como cada caso possui suas especificidades e os problemas a serem resolvidos podem ser distintos, é difícil delimitar o valor da blefaroplastia previamente. A indicação é que seja marcada uma consulta de avaliação, quando o profissional escolhido analisará o seu caso e determinará o preço.