Bichectomia
A bichectomia é o procedimento cirúrgico que faz a redução das bochechas, a partir da retirada de bolsas de gordura da face. Deixando o rosto mais fino e alongado, ela atende tanto a fins estéticos quanto funcionais.
O que é bichectomia?
Na bichectomia, ou lipoplastia facial, ocorre a retirada total ou parcial das “Bolas de Bichat”, estruturas adiposas que estão localizadas no interior das bochechas, entre o osso maxilar e a mandíbula. Elas são as responsáveis por dar o formato mais arredondado à face.
A principal função da bichectomia é estética. Ela é muito relacionada aos procedimentos feitos em virtude da harmonização facial. Seus resultados são um rosto com a aparência mais magra, fina e alongada.
Pelo lado da estética, ela é indicada para pessoas que sofreram com algum trauma na região, como a presença de tumores. A bichectomia também é uma solução para pessoas com bochechas muito grandes, pois estas acabam sofrendo com dores e machucados na mucosa, em virtude de mordidas constantes.
Bolas de Bichat
Embora sejam formadas, essencialmente, por gordura, as Bolas de Bichat não são afetadas pela perda de peso e continuam mais proeminentes, apesar do emagrecimento. Variações genéticas, passadas de geração em geração, podem fazer com que essas bolsas sejam maiores do que o normal, provocando incômodos estéticos e influenciando negativamente na autoestima.
As bolas de Bichat são relacionadas à mastigação, como uma espécie de almofada ou amortecedor entre os músculos faciais, mas a sua principal função conhecida é quando ainda somos bebês: ela auxilia os recém nascidos na sucção do leite, atuando como um tecido de deslizamento. Com o passar do tempo, estas estruturas deixam de ser tão projetadas, tanto por pequena redução de volume quanto pelo crescimento da face.
Como é feita a bichectomia?
A cirurgia de bichectomia é bastante rápida, durando entre 30 minutos e 1 hora, e é feita com anestesia local para dar mais conforto aos pacientes. O médico faz uma pequena incisão por dentro da bochecha, em cima de cada Bola de Bichat, depois pressiona pelo lado de fora até que a gordura atravesse o corte. Por fim, as bolsas são removidas com uma pinça.
Como a sutura é interna, a bichectomia não deixa cicatrizes visíveis. A cirurgia, todavia, é irreversível: uma vez realizado o procedimento de retirada das Bolas de Bichat, não é mais possível voltar atrás.
Como é o pós-operatório?
Os pontos da sutura podem ser normais ou absorvíveis. No primeiro caso, o paciente precisar fazer a remoção após 7 dias. Além disso, deve ser respeitada a prescrição dos medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Mas, em um âmbito geral, a recuperação não costuma apresentar grandes complicações.
Cuidados após o procedimento
Entre os cuidados recomendados estão fazer compressas de gelo na região e utilizar faixas de compressão faciais nos primeiros dias, a fim de diminuir possíveis inchaços e hematomas. O repouso é indicado nos dois dias seguintes à cirurgia, e o paciente não deve fazer esforço físico na semana após.
A alimentação deve ser mais líquida, mas a pessoa também pode ingerir papinhas e alimentos que não demandem força na mastigação. Por último, é muito importante a atenção redobrada na higiene bucal, para evitar o risco de infecções.
Qual o valor da bichectomia?
Como, apesar de simples, a bichectomia é realizada na face, uma região delicada, a avaliação e acompanhamento médico são fundamentais para o sucesso do procedimento. Outro ponto que precisa ser levado em conta é a singularidade de cada paciente e as especificidades do problema a ser resolvido.
Por isso, não é possível definir de antemão o valor de uma bichectomia. O ideal é marcar a avaliação com um profissional de sua confiança, capacitado para fazer essa cirurgia, para analisar as suas características e, apenas aí, definir o preço.