25 de março de 2021

Diga adeus à celulite com a subcisão!

Na imagem uma mulher de pele clara está usando uma calcinha branca. Ela está virada na diagonal esquerda da câmera, quase de costas. É possível ver sua mão esquerda repousando sobre a coxa do mesmo lado.

A subcisão é um procedimento realizado com uma agulha especial, que remove a compressão de gordura contra a pele. Uma das principais indicações desse tratamento é para redução da celulite de graus elevados. Através de seus efeitos, é possível criar um aspecto de pele lisa e saudável. Saiba mais sobre a subcisão no artigo que preparamos!  

O que é a subcisão?

A subcisão é um procedimento que ganhou grande notoriedade desde 1995, quando foi apresentada como uma alternativa cirúrgica para cicatrizes e rugas deprimidas no rosto. Dois anos depois, a subcisão apareceu como um método válido e de ótimos resultados para tratamento de celulite de grau III ou superior, assim como marcas de lipoaspirações.

Desde então, com o avanço da tecnologia no campo da medicina, a subcisão foi tornando-se cada vez mais eficaz e, por consequência, mais famosa entre pacientes que desejam tratar alterações do relevo da pele.

Como a subcisão é feita?

Dependendo do tamanho da área a ser tratada, a subcisão pode ser realizada em consultório médico ou em ambiente hospitalar. Caso o processo seja feito em uma ruga pequena, por exemplo, o médico pode optar pela anestesia local; já nos casos em que o tratamento é feito em uma extensa região, será empregada a anestesia peridural ou até geral.

A técnica em si consiste na inserção de uma agulha bisturizada em pontos específicos. O médico faz movimentos de vai e vem alternados com moções circulares, a fim de romper o tecido fibroso e seccionar os vasos sanguíneos. Dessa forma, cria-se um hematoma no local – que desencadeia uma reação inflamatória do corpo – e como resultado temos a formação de um novo tecido conjuntivo.

Esse novo tecido é rico em proteínas responsáveis pela sustentação. Assim, quando a região de tratamento estiver recuperada, o local apresentará uma redução de deformidades no relevo da pele.

Em um geral, o procedimento leva entre 30 e 60 minutos, dependendo da extensão da área tratada. O paciente pode ir para casa ainda no mesmo dia.

A subcisão trata a celulite

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite atinge cerca de 95% das mulheres após a puberdade. Embora suas causas ainda sejam desconhecidas, sabe-se que ela é uma condição em que o corpo faz o depósito de gordura abaixo da pele e cria o aspecto de “casca de laranja” no local.

Ao longo dos anos, a medicina tem buscado e evoluído diversos métodos para tratar a celulite. Um dos procedimentos com melhor resultado para pacientes com celulite de grau III ou graus superiores é a subcisão.

Apesar de, originalmente, ter sido desenvolvida e empregada para tratar rugas, cicatrizes de acne e outras alterações na pele do rosto, com o passar dos anos a subcisão ganhou muita notoriedade no tratamento de celulite.

Através da incisão em um ponto determinado e utilização da agulha bisturizada, o médico é capaz de romper as traves fibrosas – aqueles furinhos que ficam na pele, causados pela compressão da gordura contra o tecido – e assim diminuir a pressão sobre a musculatura e pele. Além disso, proporciona uma melhora na saúde e aspecto do tecido.

Como é a recuperação pós-subcisão?

Após o procedimento, o paciente deve passar por um período de repouso. Depois de uma semana, já é possível retomar às atividades rotineiras, mas a prática de exercício físico permanece vetada por 14 dias, no mínimo.

Durante 30 dias ou mais – dependendo de cada caso e avaliação médica -, é necessário fazer uso de uma malha compressora, a fim de limitar a extensão de hematomas e ter uma recuperação mais rápida. Os resultados levam, geralmente, 90 dias para aparecer. Em alguns casos, dependendo do quadro do paciente, novas sessões podem ser feitas após um período de 60 dias.

Quais os benefícios da subcisão?

O principal benefício promovido pela subcisão é a melhora no relevo da pele, proporcionando um aspecto mais liso e saudável. Além disso, o procedimento estimula a produção de colágeno e elastina, o que deixa a pele mais viçosa e jovial. A subcisão é altamente segura e eficaz quando feito por um médico capacitado e experiente.

Saiba mais detalhes sobre a subcisão com este vídeo da Dra. Ana Júlia Gassen!